Quer saber como usar os poemas no processo de alfabetização? Entenda como os poemas contribuem no processo de formação infantil.
Os poemas podem ser uma ótima ferramenta para ajudar na alfabetização, pois permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades de leitura, escrita e compreensão de forma lúdica e prazerosa. Aqui estão algumas maneiras de usar poemas na alfabetização:
Leitura em voz alta
Comece lendo o poema em voz alta para as crianças, destacando as palavras-chave e explicando seu significado. Em seguida, peça às crianças para repetirem o poema em voz alta, enfatizando as palavras e rimas.
PIPA COLORIDA
que voa rumo ao mar,
vai indo tão longe...
meus olhos mal podem alcançar.
Pipa colorida,
feita de papel
tu danças com o vento
balança alto no céu.
Pipa de vivas cores,
não deixe o vento te levar
quero tanto brincar com você
correr, pular, saltar...
Quero brincar com a rabiola
correr para te empinar
sentir em minhas mãos tua força
correr a te encontrar...
Quero mostrar-te aos meus amigos
provar o quanto tu és forte,
Voa tão alto pelo céu do sul
Voa tão alto pelo céu do norte...
Minha pipa colorida,
companheira de verdade,
gosto tanto de você
que até já sinto saudade....
Identificação de palavras
Use o poema para ensinar as crianças a identificar palavras e sons específicos. Peça às crianças para encontrar palavras que rimam ou começam com uma determinada letra.
Escrita criativa
Use o poema para inspirar as crianças a escreverem suas próprias histórias ou poemas. Peça-lhes para pensar em palavras que rimam ou usem a mesma estrutura do poema original.
Análise literária
Use o poema para ensinar as crianças a analisar a estrutura da poesia, incluindo o uso de rimas, ritmo, estrofes e versos.
Memorização
Use o poema para ajudar as crianças a desenvolverem sua capacidade de memorização. Peça-lhes para memorizar o poema e recitá-lo em voz alta.
Lembre-se de que a chave para usar poemas na alfabetização é tornar a experiência divertida e envolvente para as crianças. Certifique-se de que o poema seja apropriado para a idade e o nível de leitura das crianças e, acima de tudo, incentive-as a desfrutar da poesia.
Veja a importância do ritmo, das rimas e da sonoridade nos poemas
Rimas
Ritmo
Sonoridade
A BOLA
A BOLA NO CAMPO
A BOLA NA RUA
A BOLA NO CANTO
A BOLA NA LUA...
A BOLA DO MUNDO
A BOLA DA VEZ
A BOLA QUE ROLA
A BOLA OUTRA VEZ
A BOLA NO PENSAMENTO
A BOLA NO OLHAR
A BOLA DO NOVELO
A DESENROLAR ...
A BOLA NO CAMPO
A BOLA DE NEVE
A BOLA REDONDA
DE FUTEBOL...
A BOLA QUE ROLA...
ROLA...ROLA....ROLA...
QUANTA BOLA!
DEIXA A BOLA ROLAR.
Poema
Bichinho de estimação
Cachorrinho ou gato?
Passarinho ou sapo?
Coruja ou Periquito?
Porquinho ou peixe-mosquito?
Calopsita ou papagaio?
Arara ou gavião-balaio?
Cavalo ou macaco?
Mico ou pato?
Qual eu quero para brincar
de pique-esconde e de pular?
Qual eu quero pra me fazer rir
o periquito ou o peixe-saci?
Ah! Não é peixe-saci, é peixe-mosquito.
Não importa, pois quero mesmo é o periquito.
Vou levar para o meu quarto e brincar até o infinito...
Vou levar também o cachorrinho e cantar com o passarinho.
Vou encontrar a coruja que é amiga do periquito-de-cabeça- suja.
O cavalo, o porquinho, eu levo para fazenda.
Para o macaco eu monto uma tenda.
Com o pato e o mico, eu corro e grito:
Vem me pegar!
A calopsita e o gavião-balaio eu deixo voar como raio...
A arara e o papagaio eu deixo para o Caio.
Tanto bicho para brincar
Tanto bicho para curtir
É bicho que não acaba mais...
Então não se esqueça do respeito aos animais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre isso.