Entenda como os poemas contribuem no processo de formação infantil.


poemas para crianças



Quer saber como usar os poemas no processo de alfabetização? Entenda como os poemas contribuem no processo de formação infantil.


Os poemas podem ser uma ótima ferramenta para ajudar na alfabetização, pois permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades de leitura, escrita e compreensão de forma lúdica e prazerosa. Aqui estão algumas maneiras de usar poemas na alfabetização:


Leitura em voz alta


 Comece lendo o poema em voz alta para as crianças, destacando as palavras-chave e explicando seu significado. Em seguida, peça às crianças para repetirem o poema em voz alta, enfatizando as palavras e rimas.


PIPA COLORIDA

Drizya Alves

Pipa  colorida,
que voa rumo ao mar,
vai indo tão longe...
meus olhos mal podem alcançar.

Pipa colorida,
feita de papel
tu danças com o vento
balança alto no céu.

Pipa de vivas cores,
não deixe o vento te levar
quero tanto brincar com você
correr, pular, saltar...

Quero brincar com a rabiola
correr para te empinar
sentir em minhas mãos tua força
correr a te encontrar...

Quero mostrar-te aos meus amigos
provar o quanto tu és  forte,
Voa tão alto pelo  céu do sul
Voa tão alto pelo céu do norte...

Minha pipa colorida,
companheira de verdade,
gosto tanto de você
que até já sinto saudade....





Identificação de palavras


 Use o poema para ensinar as crianças a identificar palavras e sons específicos. Peça às crianças para encontrar palavras que rimam ou começam com uma determinada letra.


Escrita criativa


 Use o poema para inspirar as crianças a escreverem suas próprias histórias ou poemas. Peça-lhes para pensar em palavras que rimam ou usem a mesma estrutura do poema original.


Análise literária


 Use o poema para ensinar as crianças a analisar a estrutura da poesia, incluindo o uso de rimas, ritmo, estrofes e versos.


Memorização


 Use o poema para ajudar as crianças a desenvolverem sua capacidade de memorização. Peça-lhes para memorizar o poema e recitá-lo em voz alta.





 Os vídeos são interessantes para ajudar as crianças na percepção das cenas, imagens relacionadas ao poema, sendo mais um recurso no processo de desenvolvimento infantil.

Lembre-se de que a chave para usar poemas na alfabetização é tornar a experiência divertida e envolvente para as crianças. Certifique-se de que o poema seja apropriado para a idade e o nível de leitura das crianças e, acima de tudo, incentive-as a desfrutar da poesia.




Veja a importância do ritmo, das rimas e da sonoridade nos poemas

As rimas, ritmo e sonoridade são elementos importantes na construção de um poema, pois ajudam a criar um efeito estético e sonoro que pode influenciar a forma como o poema é percebido pelo leitor ou ouvinte. Aqui estão algumas informações sobre como esses elementos afetam a leitura de um poema:


Rimas


As rimas são as repetições de sons no final de versos ou estrofes de um poema. Elas podem ser uma rima perfeita, onde as palavras têm sons idênticos no final, ou uma rima imperfeita, onde as palavras têm sons semelhantes, mas não idênticos. As rimas podem ajudar a criar um senso de harmonia e unidade no poema, tornando-o mais agradável de se ouvir ou ler. As rimas também podem ajudar a enfatizar palavras ou ideias importantes no poema, criando uma sensação de continuidade e coesão.

Ritmo


O ritmo é a organização dos sons e pausas no poema. Ele pode ser criado pelo padrão de acentos tônicos em cada linha, pelo uso de sílabas longas e curtas, ou pela combinação de ambos. O ritmo pode criar um senso de movimento e energia no poema, fazendo com que o leitor ou ouvinte sinta que está seguindo uma cadência específica. O ritmo também pode ser usado para enfatizar certas palavras ou ideias no poema, criando um senso de expectativa ou antecipação no leitor ou ouvinte.

Sonoridade


 A sonoridade se refere à qualidade e ao efeito dos sons usados no poema. Isso pode incluir o uso de aliteração (repetição de sons consonantais), assonância (repetição de sons vocálicos) e onomatopeias (palavras que imitam sons reais). A sonoridade pode ajudar a criar um senso de atmosfera ou ambiente no poema, evocando emoções e sensações específicas no leitor ou ouvinte. A sonoridade também pode ajudar a criar imagens mais vívidas e impactantes no poema, tornando-o mais interessante e memorável.







A BOLA



A BOLA NO CAMPO
A BOLA NA RUA
A BOLA NO CANTO
A BOLA NA LUA...


A BOLA DO MUNDO
A BOLA DA VEZ
A BOLA QUE ROLA
A BOLA OUTRA VEZ


A BOLA NO PENSAMENTO
A BOLA NO OLHAR
A BOLA DO NOVELO
A DESENROLAR ...

A BOLA NO CAMPO
A BOLA DE NEVE
A BOLA  REDONDA
DE FUTEBOL...

A BOLA QUE ROLA...
ROLA...ROLA....ROLA...
QUANTA BOLA!

DEIXA A BOLA ROLAR.


Em resumo, as rimas, ritmo e sonoridade são elementos importantes na construção de um poema, pois podem ajudar a criar um efeito estético e sonoro que influencia a forma como o poema é percebido pelo leitor ou ouvinte. Eles podem ser usados para enfatizar ideias importantes, criar uma sensação de continuidade e coesão, criar um senso de movimento e energia, evocar emoções e sensações específicas, e tornar o poema mais interessante e memorável.



Poema


Bichinho de estimação


Cachorrinho ou gato?
Passarinho ou sapo?
Coruja ou Periquito?
Porquinho ou peixe-mosquito?

Calopsita ou papagaio?
Arara ou gavião-balaio?
Cavalo ou macaco?
Mico ou pato?

Qual eu quero para brincar
de pique-esconde e de pular?
Qual eu quero pra me fazer rir
o periquito ou o peixe-saci?

Ah! Não é peixe-saci, é peixe-mosquito.
Não importa, pois quero mesmo é o periquito.
Vou levar para o meu quarto e brincar até o infinito...
Vou levar também o cachorrinho e cantar com o passarinho.
Vou encontrar a coruja que é amiga do periquito-de-cabeça- suja.

O cavalo, o porquinho, eu levo para fazenda.
Para o macaco eu monto uma tenda.
Com o pato e o mico, eu corro e grito:
Vem me pegar!
A calopsita e o gavião-balaio eu deixo voar como raio...
A arara e o papagaio eu deixo para o Caio.

Tanto bicho para brincar
Tanto bicho para curtir 
É bicho que não acaba mais...
Então não se esqueça do respeito aos animais!


                                           Drizya Alves






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre isso.

Histórias Infantis

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê"

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê" Você já se perdeu na hora de alimentar seu bebê, sem sabe...

POSTAGENS MAIS VISITADAS